sábado, 16 de junho de 2012

Michelangelo Merisi da CARAVAGGIO

Enigmática, fascinente, perigoso, incasável, orgulhoso, teimoso e polêmico. Estas eram as qualidades deste brilhante pintor Italiano, nascido na Lombardia ( 28 de setembro de 1571 ), que notabilizou-se pelo seu estilo barroco refinado de se expressar. Atuante em Roma, Nápoles, Malta e Sicília entre 1593 e 1610, adotou o nome Caravaggio em homenangem a pequena aldeia natal de sua família.






Após vários anos de trabalho, Caravaggio andou de cidade em cidade realizando vários trabalhos para barões, condes e duques. Contudo, era pessoa de temperamento difícil, o que quase sempre resultava em brigas e duelos, tornando-o pessoa de difícil convívio.

Excluindo seus princípios, que eram muitos, Caravaggio focava sua arte em temas religiosos. No entanto, até aí sua personalidade forte se fazia presente, pois foram várias as vezes em que suas pinturas feriram as susceptibilidades dos seus clientes. Em seus quadros, ao invés de belas figuras etéreas e delicadas, para representarem acontecimentos e personagem da Bíblia, ele sempre dava preferência por escolher entre o povo, modêlos humanos tais como; prostitutas, crianças de rua e mendigos, que posavam como personagens para suas belissimas obras.


Em a "Flagelação de Cristo" compôs uma coreografia com contrastes de claro-escuro, onde Cristo se apresentava em tal estado de abandono, conseguindo atingir a composição de uma beleza carismática. Já em "São João Batista", demonstrava um jovem de olhar provocador. Aliás, historiadores afirmam de forma categórica, se tratar de um de seus amantes.

Caravaggio sempre procurou demonstrar a realidade palpável e concreta da representação. Utilizou-se de figuras humanas, sem qualquer receio de representar a feiura, a deformidade em cenas provocadoras, características essas que distingue as suas obras. Tudo isto chocou profundamente a sociedade italiana da época, por conta do excesso de nudez e sensualidade. Deste efeito, originou o "Tenebrismo", onde os tons terrosos contrastavam com os fortes pontos de luz.




Durante sua vida, Caravaggio era considerado enigmático, fascinante e perigoso. Nascido no Ducado de Milão, onde seu pai, Fermo Merisi, era administrador e arquiteto-decorador do marquês de Caravaggio, Michelangelo Merisi surgiu na cena artística romana em 1600 e, desde então, nunca lhe faltaram comissões ou patronos.

Porém ele lidou com seu sucesso de maneira atroz. Uma nota precocemente publicada sobre ele, em 1604, descrevia seu estilo de vida três anos antes: "após uma quinzena de trabalho, ele irá vagar por um mês ou dois com uma espada a seu lado e um servo o seguindo, de um salão de baile para outro, sempre pronto para se envolver em alguma luta ou discussão, de tal maneira que é bastante torpe acompanhá-lo." (Floris Claes van Dijk; Roma, 1601)

Considerado um farrista inconseqüente, ele vivia com problemas com a polícia, sem dinheiro e buscava brigas nos pulgueiros da cidade. Em 1606, matou um jovem durante uma briga e foge de Roma, com a cabeça a prêmio. Passou por Nápoles, depois por Malta e pela Sicília, onde pintou telas de lirismo transfigurado, como: A ressurreição de Lázaro (Messina), na qual, sob o pavor de um imenso espaço vazio, um raio de luz rasante parece imobilizar o drama sagrado.

Em Malta (1608) envolveu-se em outra briga, e mais outra em Nápoles (1609), possivelmente um atentado premeditado contra a sua vida devido suas ações, por inimigos nunca identificados. No ano seguinte, após uma carreira de pouco mais do que uma década, Caravaggio estava morto, aos 38 anos.

Caravaggio tomava emprestada a imagem de pessoas comuns das ruas de Roma para retratar Maria e os apóstolos. A sua inspiração estava entre comerciantes, prostitutas, marinheiros, todo o tipo de pessoas que não eram de nobre estirpe e que tivessem grande expressão, como as suas obras retratam. Talvez tenha sido um dos primeiros artistas a saber conciliar a arte com o mitológico "ministério de Jesus", que, segundo a lenda, aconteceu exatamente entre pescadores, lavradores e prostitutas.[1]

O artista levou este princípio estético às últimas consequências, a ponto de ter sido acusado de usar o corpo de uma prostituta fisgada morta do rio Tibre para pintar A Morte da Virgem. Esta foi uma das duas mais importantes características das suas pinturas: retratar o aspecto mundano dos eventos bíblicos, usando o povo comum das ruas de Roma.

A outra característica marcante foi a dimensão e impacto realista que ele deu aos seus quadros, ao usar um fundo sempre raso, obscuro, muitas vezes totalmente negro, e agrupar a cena em primeiro plano com focos intenso de luz sobre os detalhes, geralmente os rostos. Este uso de sombra e luz é marcante em seus quadros e atrai o observador para dentro da cena - como fica bem demonstrado em A Ceia em casa de Emmaus. Os efeitos de iluminação que Caravaggio criou receberam um nome específico: tenebrismo. Na obra "David com a cabeça de Golias", uma cabeça decapitada, onde ele mesmo é o Golias, um sanguinário grotesco, um monstro. Na decapitação de João Batista, o mal era representado por outra pessoa. Aqui, é Caravaggio quem personifica a maldade. Na espada de David, foi escrito "Humilitas Occedit Superbiam" (A Humildade Conquista o Mundo). Uma batalha que tem sido travada dentro da cabeça de Caravaggio, entre os dois lados opostos do pintor retratado nesta fascinante obra.

Caravaggio reagiu às convenções do maneirismo e opôs a elas uma pintura natural, direta, e até mesmo brutal, que pela sua franqueza renovou a natureza morta (Cesta de frutas - 1596), e as cenas profanas (Baco, 1593-1594), bem como os temas religiosos (Descanso durante fuga para o Egito, 1594-1596). Os contrastes de forma e luz sublinham formas maciças que, na maior parte de suas obras, emergem vigorosamente de um fundo negro.






No fim do Renascimento, os grandes mestres caminhavam para uma visão mais obscura e realista das escrituras sagradas, como se vê principalmente em A Conversão de São Paulo e no Martírio de São Pedro - afrescos de Michelangelo Buonarroti, realizados na Cappella Paolina, no Palácio Vaticano. Caravaggio pintou versões próprias desses temas - A conversão de São Paulo, a caminho de Damasco e Crucificação de São Pedro - que ilustram bem como foi capaz de igualar, senão de superar seus mestres.

Nome completo Michelangelo Merisi (da Caravaggio)
Nascimento 28 de Setembro de 1571 Lombardia, Itália
Morte 18 de julho de 1610 (38 anos) Porto Ercole, comuna de Monte Argentario, Itália
Nacionalidade Italiana
Ocupação Pintor
Principais trabalhos A deposição de Cristo (1602)
Movimento estético Barroco

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